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Dia do Nutricionista é festejado nesta sexta. Confira dez dicas para uma dieta saudável - 31/08/2012

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/dia-do-nutricionista-e-festejado-nesta-sexta-confira-dez-dicas-para-uma-dieta-saudavel/

Quando uma pessoa decide fazer uma dieta, consumir alimentos de qualidade ou adquirir produtos alimentícios inovadores nas prateleiras de supermercado está sendo afetada pelo trabalho dos profissionais de nutrição. Dedicado a cuidar do bem estar e da segurança alimentar dos pacientes, o nutricionista é responsável por promover, manter e recuperar a saúde das pessoas, por meio de orientações nutricionais e ações educativas no âmbito alimentar.

O dia 31 de agosto é dedicado ao reconhecimento destes profissionais da saúde. A data remete à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. Atualmente a Associação Brasileira de Nutrição e o Conselho Federal (e regionais) de Nutricionistas representam os interesses desta classe.

Atuando em diversas áreas como a nutrição esportiva, nutrição escolar, nutrição estética e na segurança alimentar, os nutricionistas contribuem para a prevenção e tratamento de agravos que afetam a qualidade de vida dos brasileiros, tais como obesidade, hipertensão e diabetes. Possuem uma importante função educativa, estimulando práticas alimentares e um estilo de vida saudável no cotidiano de seus pacientes.

O trabalho destes profissionais é fundamental no ambiente dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro, onde atuam na nutrição clínica e funcional. Além do atendimento ambulatorial, eles são responsáveis pelo acompanhamento clínico dos pacientes, orientando a dieta no período de internação e após a alta; controlam a qualidade dos alimentos e elaboram os cardápios dos refeitórios dos hospitais. Os nutricionistas também promovem ações educativas, por meio de palestras ministradas aos pacientes e aos funcionários, nos grupos de apoio mensais.

A nutricionista Maria Valéria Fontoura, do Hospital Federal Cardoso Fontes, ressalta a importância destes profissionais para a população: “O profissional nutricionista tem como responsabilidade, em todas as áreas da Nutrição, contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do indivíduo por meio da alimentação. Ter saúde é uma consequência de nossas escolhas, inclusive das alimentares”, pontua.

  • Dez dicas para um dia mais saudável

A nutricionista Maria Valéria Fontoura listou orientações nutricionais para um dia a dia mais saudável:

  1. Faça de cinco a seis refeições diárias, com intervalos de três horas entre cada refeição;
  2. Mastigue bem os alimentos;
  3. Mantenha-se hidratado, ingerindo líquidos durante o dia;
  4. No café da manhã, inclua alimentos que irão fornecer energia ao organismo e aumentar a disposição para realizar as suas atividades diárias, como frutas, sucos, ovos, aveia;
  5. Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, a frituras.
  6. Opte por óleos saudáveis como o azeite de oliva e óleo de canola;
  7. Tenha pequenos lanches saudáveis na bolsa ou mochila (castanhas, nozes, barras de cereais e frutas). Alimentos ricos em fibras dão maior saciedade;
  8. Opte por proteínas saudáveis como peixes, frangos, ovos, feijões, diminuindo o consumo de carne vermelha;
  9. Consuma frutas, verduras, legumes e grãos, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras;
  10. Substitua o sal por ervas aromáticas no tempero dos alimentos.

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